Dicas › Para não cometer erros em entrevistas

A entrevista é, para a maioria dos candidatos a uma vaga de emprego, sinônimo de bicho-papão. Se você está nesta situação, a primeira dica é: RELAXE! Nenhum entrevistador sensato deseja amendrontá-lo ou colocá-lo em uma situação difícil.

Você deve encarar uma entrevista como uma oportunidade que a empresa tem de conhecer você e suas qualidades pessoais e profissionais. Se você chegou até este ponto, provavelmente já passou pela etapa mais difícil: teve seu curriculum selecionado entre dezenas ou talvez centenas de outros. Portanto, siga as dicas para entrevista de emprego listadas abaixo para evitar cometer os erros mais comuns em entrevistas de emprego:

1 – Busque informações sobre a empresa e a área de atuação dela antes da entrevista
Informe-se: pesquise na internet sobre a instituição, busque novidades e notícias sobre sua área de atuação. Perguntas relativas a empresa e a seu setor de atuação são praticamente certas na entrevista. Responder a uma dessas questões com algo do tipo: “não conheço a empresa” ou “não sei o que ela faz” ou o eliminarão ou diminuirão significativamente suas chances de ser contratado.

2 – Atrasos NÃO são tolerados
Atrasos são pouco tolerados, verifique com antecedência o melhor caminho para chegar a empresa programando-se para chegar ao endereço da entrevista de preferência com folga.

3 – Use roupas adequadas a situação
Tenha cuidado com a informalidade. Capriche no visual para a entrevista. Barba feita ou devidamente delineada no caso dos homens, cabelos bem arrumados e unhas feitas podem fazer a diferença na construção de sua imagem perante os entrevistadores. Lembre-se que não é necessário usar terno e gravata no caso dos homens ou tailer e scarpin no caso das mulheres para estar bem vestido. Vista-se com roupas formais e adequadas de acordo com a empresa. Não use chinelos, regatas, roupas decotadas, barriga “de fora”, saia muito curta ou short.

4 – Seja cortês e educado
Siga esta dica desde o momento em que você pisar na empresa ao momento em que sair. Cumprimente as pessoas presentes no local com educação e demonstrando simpatia. Respeite outros candidatos que porventura estejam no ambiente aguardando também pela entrevista. Não desmereça ou tente parecer melhor do que qualquer pessoa presente. Despeça-se do entrevistador com um sorriso, demonstrando segurança e tranquilidade.

5 – Entenda a pergunta antes de responder
Escute cada pergunta do entrevistador até o fim e entenda-a. Mostre-se um bom ouvinte. Não comece a responder um questionamento em cima da outra pessoa falando. Caso você não tenha entendido a pergunta, solicite ao entrevistador que a repita.

6 – JAMAIS minta
Em hipótese NENHUMA minta durante uma entrevista. Entrevistadores são geralmente pessoas com formação na área de psicologia e afins, treinados para identificar qualquer sinal de mentira e incongruências. Entenda que seu corpo fala mais do que você pensa. Um consultor, ao perceber algum sinal de mentira em uma de suas falas, fará certamente com que você caia em contradição em um dado momento e revele-se uma pessoa pouco confiável.

7 – Comunique-se bem – evite gírias e expressões rebuscadas
Em uma entrevista, evite ao máximo o uso de gírias e outras expressões informais. A forma como você fala pode demonstrar que você é uma pessoa imatura. Tente compor suas frases com clareza respondendo com objetividade ao que o entrevistador perguntar.

8 – Jamais fale mal de suas experiências profissionais anteriores
Nunca fale mal de alguma experiência profissional, emprego anterior ou do seu ex-chefe. Essa é uma postura anti-ética, mal vista pelos entrevistadores.

9 – Demonstre interesse – Faça perguntas caso o entrevistador dê espaço para isso
Participe da entrevista não apenas como alguém passivo. Faça perguntas (inteligentes) ao entrevistador.